Professor Doutor Alcir Horácio Silva, Diretor da escola; o Artista Léo Pincel; o Professor Doutor Pítias Lôbo; e o Professor Doutor Allysson Garcia, vice diretor.
Foi entregue, dia 27/04/2021, pelo artista Léo Pincel, a escultura “Coruja”, doada por meio do edital Aldir Blanc ao Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (CEPAE/ UFG).
História da escultura
Arte de transformar a matéria bruta – ferro, madeira, gesso – em formas espaciais, ou seja, em terceira dimensão, com volume, altura e profundidade, a escultura é uma das artes que mais estabelece interação com o público. A escultura CORUJA, em ferro carbono, elemento pouco maleável, só forjado pelo corte com bico de plasma, ganha leveza com as linhas retas e curvas de um referente aéreo, uma ave – a coruja. Sua apresentação delineia-se não realisticamente, mas conceitualmente. De fato, convida o expectador a decifrá-la, mas, descoberta a coruja na escultura, jamais se deixa de vê-la.
Não por acaso, portanto, escolheu-se esta obra de arte para doar ao CEPAE, cujo símbolo desde a década de 1960, de sua inauguração, é uma coruja. A “Coruja” é um ser de observação, símbolo do conhecimento científico. Segundo CHEVALIER e GHEERBRANT ela é “símbolo do conhecimento racional a coruja, é também associada ao dom de clarividência (…) A coruja, ave de Atena, simboliza a reflexão que domina as trevas. (CHEVALIER, GHEERBRANT, 1982, p. 293).
Confeccionada de ferro, “símbolo da robustez, da dureza e da obstinação (CHEVALIER, GHEERBRANT, 1982, p. 425), esta escultura vem ao encontro dos anseios deste centro de ensino que recebe crianças desde o maternal até o ensino médio, além de um mestrado profissional.
A doação da escultura “Coruja” para o Centro de Ensino e Pesquisa Aplicado à Educação da Universidade Federal de Goiás (CEPAE/ UFG), antigo Colégio de Aplicação, já foi acordada com o diretor da unidade, professor Dr. Alcir Horácio Silva. Uma das melhores escolas públicas do estado de Goiás, centro de excelência da UFG, o CEPAE tem por símbolo a coruja, portanto, a escultura será muito bem-vinda e, para sua chegada pretende-se fazer uma inauguração.
Este projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc | Edital de Premiação de Produtos Culturais – Concurso nº 001/2020-SECULT/GO.